sexta-feira, 20 de maio de 2011

Banco de Leite Humano de Betim beneficia prematuros

Banco de Leite Humano de Betim incentiva o aleitamento materno. Crédito: Janice Drumond

Mais uma matéria que escrevi:

Amamentar é um ato de amor e de proteção. Ao oferecer o leite do peito para o filho, a mãe passa nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável da criança. Com a amamentação, algumas mães produzem mais leite do que os filhos conseguem mamar e é nesta hora que a solidariedade pode entrar em ação. Ao observar que tinha o leite excedente, a auxiliar administrativa, Débora Souza, procurou o Banco de Leite Humano para fazer a doação.  O serviço gratuito da Secretaria de Saúde de Betim incentiva o aleitamento materno e contribui para a redução da mortalidade infantil no município, pois o leite doado é destinado aos bebês prematuros, com baixo peso, internados na Maternidade Pública do Teresópolis e do Hospital Público Regional de Betim.

Durante o período de doação, a mãe recebe um frasco esterilizado para depositar o leite. Após a coleta, o leite é colocado no congelador até que a equipe do Banco de Leite faça o recolhimento. “Quando o leite chega na unidade é feita a classificação, pasteurização e análises microbiológicas. Todo o processo tem um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído. Por isso, o Ministério da Saúde contra-indica a prática da amamentação cruzada, conhecida como ama de leite”, enfatizou a gerente do Banco de Leite Humano de Betim, Camila Vilaça.

A equipe do Banco de Leite Humano de Betim realiza atendimento domiciliar. As mães interessadas em se tornarem doadoras podem entrar em contato pelo telefone: 3594-2454. Outra opção é comparecer pessoalmente na unidade, localizada no Centro Administrativo - Rua Pará de Minas, nº640, Brasiléia, Betim. 
 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Plantão do Riso


Taís Brandão em momento de alegria com os atores do Plantão do Riso no Hospital Regional de Betim. Crédito: Janice Drumond

Segue o lead da matéria que escrevi sobre o projeto Plantão do Riso, que acontece no Hospital Regional de Betim. Foi emocionante acompanhar este belo trabalho.


Plantão do Riso alegra ambiente hospitalar
Em dois anos projeto beneficiou mais de 500 pessoas


Quando os palhaços do projeto Plantão do Riso chegam ao Hospital Público Regional de Betim o ambiente se transforma. A pequena Tais Brandão, internada no setor de Pediatria por causa de uma infecção, esquece por alguns minutos as picadas de agulha e as doses de medicação. Com os olhos vibrantes de felicidade e o sorriso largo, a menina brinca de bolinhas de sabão com a dupla de atores/palhaços que visitam os setores do hospital todas as terças-feiras, levando alegria para as pessoas internadas e seus familiares. O projeto, uma parceria do hospital com o Sesc-MG, existe há dois anos e já beneficiou mais de 500 pessoas assistidas pela unidade do Sistema Único de Saúde (SUS/Betim).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Roda de Viola na Missão Ramacrisna

Foto da última edição do evento. Crédito: Leandro Dias

A sugestão enviada pela jornalista da Pessoa Comunicação, Nádia de Assis, é uma dica de entretenimento para o fim de semana que vai animar a região de Vianópolis, em Betim. No sábado, 14, a partir das 20h, os apreciadores de uma boa roda de viola poderão curtir gratuitamente as apresentações de Jacklane, Luis Carlos, Luiz Paixão e Zé Ventura, violeiros que preservam há mais de 20 anos o estilo musical. O evento promovido pela organização social Missão Ramacrisna será realizado no Centro Cultural Ramacrisna (Rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso, Betim).

A roda de viola tem o objetivo de valorizar a cultura regional, incentivar os talentos locais que tocam o sertanejo caipira e promover a integração com a comunidade.

Mais informações da Missão Ramacrisna no site: http://www.ramacrisna.org.br/

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fundação do Câncer – campanha solidária

A jornalista da Mais Comunicação, Flávia Rodrigues, me enviou uma sugestão de pauta interessante. É a ação solidária realizada pelo site de compras coletivas CityBest. A empresa começou a promover deste a última segunda-feira, 9, uma campanha de doação para a Fundação do Câncer, entidade privada sem fins lucrativos que é parceira do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha vale para todo o Brasil, sendo uma iniciativa realizada no mês em que a Fundação, com sede no Rio de Janeiro, completa 20 anos.
Os cupons solidários podem ser adquiridos pelos clientes cadastrados até o dia 15 de maio, no valor de R$5,00.
Saiba sobre a Fundação do Câncer e mais informações da campanha no site: http://www.fundacaodocancer.org.br/index.php

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Prêmio Bom Exemplo 2011


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Bom Exemplo 2011. As indicações podem ser feitas até o dia 22 de maio. O prêmio é uma iniciativa da Fundação Dom Cabral, TV Globo Minas, com a participação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Sempre Editora. O Prêmio Bom Exemplo de Cidadania valoriza ações sociais que contribuem com a qualidade de vida em Minas Gerais.
As indicações da sociedade devem ser feitas no site. O júri do prêmio irá selecionar cinco indicados, após a escolha eles serão levados à votação popular. No dia 20 de junho o vencedor será conhecido.
Saiba mais sobre o prêmio no site: http://www.premiobomexemplo.com.br/premio

domingo, 1 de maio de 2011

Ayrton Senna do Brasil



Em 1994 o Brasil perdeu um dos maiores atletas da sua história – o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. Em 10 anos de carreira, Senna conquistou inúmeros títulos e principalmente uma legião de fãs brasileiros e do exterior. Com muita dedicação, ousadia e superação, se tornou um ídolo nacional, com vitórias vibrantes que jamais serão esquecidas.

A memória e os bons feitos de Ayrton Senna continuam a se propagar. Em novembro de 1994, a irmã do piloto, Viviane Senna, fundou o Instituto Ayrton Senna. A Organização Não-Governamental desenvolve ações efetivas de combate a desigualdade social, beneficiando crianças e jovens brasileiros. Por meio de programas educacionais, o Instituto colabora para reduzir o analfabetismo, a reprovação e o abandono escolar.

O Instituto recebe doações e ajudas. Saiba como participar pelo site:  http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/