quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vidas transformadas e dignidade para várias gerações

Maria Geralda é tecelã no Salão do Encontro. Suas filhas e a neta também são beneficiadas pelo projeto social. Crédito: Vlamir Araújo

Nos 40 anos de atuação, o Salão do Encontro assistiu mais de 2.200 famílias e beneficiou mais de 8.000 crianças de Betim, tornando-se um dos projetos sociais brasileiros de destaque. Muitas vidas foram transformadas por meio dos programas sociais da instituição que valorizam a educação de qualidade, a tradição do artesanato, o trabalho digno, a moradia e a saúde bucal. No Salão do Encontro as pessoas descobrem os potenciais, convivem com as diversidades e interagem harmoniosamente com a natureza. Para agendar uma visita ao projeto social entre em contato no (31) 3532-4911. Para mais informações visite o nosso site: www.salaodoencontro.org.br.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cerest Betim atua na prevenção de acidentes de trabalho

A cozinheira Gracilia da Cruz faz acompanhamento no Cerest com a terapeuta ocupacional Jovana Diniz. Crédito: Janice Drumond

Nesta quarta-feira, 27, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, dados divulgados pela Previdência Social registraram, em 2009, 723,5 mil acidentes de trabalho.

Pólo industrial mineiro, cortado pelas principais rodovias do estado - fatores que aumentam os riscos de acidentes do trabalho e de trajeto-, Betim conta com uma unidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Os serviços visam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, investigar as condições dos ambientes laborais e oferecer acompanhamento especializado. "Atendemos trabalhadores formais, informais e autônomos que estejam com doenças relacionadas ao trabalho ou que sofreram acidentes durante a atividade ocupacional", explicou a fisioterapeuta do Cerest, Maira Alves.

O Cerest-Betim presta assistência para trabalhadores de Betim e outros 13 municípios vizinhos, com capacidade de atendimento para duas mil pessoas anualmente. De 2010 até o primeiro semestre deste ano, a unidade atendeu 2.327 casos.

O trabalhador deve, primeiramente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação do caso e encaminhamento para o Cerest, onde o acompanhamento é feito por equipe multiprofissional, formada por médicos do trabalho, psicólogos, enfermeiros do trabalho, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Na unidade, os profissionais orientam sobre as questões trabalhistas e previdenciárias, atuam na investigação da relação trabalho com doença, apóiam e fiscalizam as ações de vigilância dos ambientes de trabalho das empresas e instituições do município, preparam os portadores de doença e acidentados do trabalho para o retorno ocupacional.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Salão do Encontro é opção de turismo nas férias



Turistas podem conhecer  no Salão do Encontro o processo artesanal da fiagem do algodão. Crédito: Flávia Freitas

Com a chegada do período de férias no mês de julho, umas das opções de turismo é o Salão do Encontro, em Betim (MG). Reconhecida como patrimônio imaterial do município, a instituição mantém a tradição do artesanato mineiro e recebe mensalmente mais de 1.200 visitantes do Brasil e do exterior interessados em conhecer os trabalhos artesanais do projeto social. Durante o passeio, os turistas podem adquirir os produtos feitos pelos artesãos do projeto social. As visitas guiadas devem ser agendadas pelo telefone (31) 3532-4911. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h, o showroom abre aos sábados de 9h às 17h. Mais informações no site: www.salaodoencontro.org.br.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Betim atinge 95% de cobertura vacinal contra paralisia infantil

Campanha do Ministério da Saúde

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil em Betim atingiu o índice de mais de 95% de cobertura, preconizado pelo Ministério da Saúde. Isto significa que as crianças menores de cinco anos do município estão livres da poliomielite, doença causadora da paralisia infantil e de lesões graves no sistema nervoso. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Betim, Edilene Stehling, atingir a meta é motivo de comemoração, pois o índice ideal de cobertura vacinal não era atingido desde 2003.

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil teve início em 18 de junho e encerramento no dia 26 último. Nesse período, foram vacinadas no município mais de 28 mil crianças na faixa etária estipulada.

A Secretaria Municipal de Saúde informa aos pais e responsáveis que a campanha de vacinação contra o sarampo continua até 22 de julho. É importante que as crianças maiores de um ano e menores de sete anos sejam levadas em uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante os horários de funcionamento das unidades.

domingo, 3 de julho de 2011

Cursos gratuitos para pessoas com deficiência


A PUC Minas em Betim está com as inscrições abertas até o dia 10 de julho para os cursos de Auxiliar Administrativo, Informática Básica, Massagem Terapêutica e Drenagem Linfática. Os cursos são gratuitos e pessoas com deficiência física, visual, intelectual e/ou múltipla podem se inscrever. As aulas terão início em agosto e serão ministradas na PUC Betim (Rua do Rosário, 1.081, bairro Angola).
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3319-4082, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os cursos integram o Programa de Capacitação e Qualificação para o Trabalho, promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão, vinculado à da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Instituto Ester Assumpção.