quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Betim recebe shows do Conexão Vivo

Crédito: Divulgação Conexão Vivo

A Prefeitura de Betim, por meio da Fundação Artístico Cultural de Betim (Funarbe), já inicia os preparativos para receber o Conexão Vivo. A parceria com o programa Conexão Vivo irá trazer para a cidade os shows que acontecem nos dias 2 e 3 de setembro, às 19h, na Casa da Cultura de Betim. As apresentações musicais agradam públicos variados, com estilos que vão da gafieira ao Rap. Betim é a primeira de mais cinco cidades a receber o Conexão Vivo entre os meses de setembro e outubro. A entrada é gratuita.

Na sexta-feira, a noite será dedicada aos artistas mineiros e a música popular brasileira. Sobem ao palco o grupo Suíte para Orixás com ritmos afrobrasileiros; o violonista Juarez Moreira que dividirá o palco com o instrumentista Célio Balona; Marina Machado fará o encerramento da turnê do disco "Tempo Quente"; o grupo Senta a Pua! convida o cavaquinistas Dudu Braga e o trombonista Marcos Flávio, ambos prata da casa, para encerrar a noite com apresentações de gafieira.

No sábado, o Conexão Vivo mostra o trabalho do projeto Cidade Hip Hop, com artistas de Betim, Belo Horizonte, Bahia e Ceará. Além dos shows, haverá grafitagem ao vivo.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Campanha Crack Destrói

Crédito: Página facebook da campanha "Crack Destrói"



Sugestão de pauta enviada por Thiago Carvalho da Libra! Comunicação Integrada.

Já que hoje comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29/08, aproveito o tema para falar de uma outra droga que vem destruindo vidas e trazendo sofrimento para famílias – o Crack. Em Minas Gerais, o Instituto Minas Pela Paz (IMPP), com o apoio do TJMG, Conead-MG lançou a campanha “Crack Destrói”, iniciativa que merece a participação de toda a sociedade.
Uma das etapas de conscientização vem sendo feita por meio de campanhas televisivas e material publicitário criado pela Libra! Comunicação. A campanha “Crack Destrói” tem o objetivo de alertar as pessoas, independente da classe social, dos riscos provocados após o consumo da droga, que causa sérios danos à saúde, nas relações sociais e profissionais.
De acordo com a cartilha educativa da campanha, o crack é o produto da mistura da pasta-base de coca ou da cocaína refinada com bicarbonato de sódio ou amônia e água. A droga causa: Aumento dos batimentos cardíacos, Derrame cerebral, Dor de cabeça, Tonturas, Convulsões, Tosse, Dor no peito, Falta de ar, Escarro com sangue ou enegrecido, Prejuízos à digestão, Perda do apetite, Dor abdominal, Diarréia, Danos às funções mentais, com prejuízos à memória, atenção e concentração, outros problemas de saúde.


domingo, 28 de agosto de 2011

Betim promove ação educativa contra o tabagismo

Foto do site: http://www.arrobazona.com/publicidade-contra-o-fumo/


No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, das 9h às 11h30, a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Antidrogas e a Secretaria de Esportes irão preparar uma ação educativa na área externa do Restaurante Popular de Betim (Rua Amin Fares de Bian, 913, Centro). Para as pessoas que passarem pelo espaço, as equipes das secretarias vão entregar um material informativo e alertar a população sobre os riscos do tabagismo. Profissionais do Programa Agita Betim estarão no local aferindo pressão e fazendo avaliação física (peso e altura). Para a referência técnica do Programa de Controle do Tabagismo, Adriane Couto, como nas proximidades do restaurante há grande circulação de pessoas por dia, o local foi escolhido pelas equipes para que as informações educativas sobre os malefícios do fumo sejam repassadas para a população.

A estimativa é que 15,4% da população de Betim seja fumante. Em 1998, foi aprovada a Lei Municipal nº3056, que define medidas para combate ao fumo. No Art. 3º, a lei proíbe a prática do tabagismo no interior de táxi e veículos a serviço do transporte coletivo urbano; estabelecimentos públicos fechados, salas de espera de cinema e teatros; estabelecimentos públicos municipais de ensino; postos de serviços de automóveis, postos de abastecimento de automóveis e elevadores.      

Dados alarmantes

De acordo com dados do Ministério da Saúde 200 mil pessoas morrem precocemente por ano em decorrência do tabagismo. Foi comprovado que um dos maiores vilões, o cigarro, contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas a nicotina causadora da dependência. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença cerebrovascular, 85% das mortes por doença pulmonar e está relacionado a doenças como o aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual do homem.   

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Betim promove Seminário de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo


Crédito: Site da E-mile

A Incubadora Tecnológica de Betim (Itebe) promove no sábado, 3/9, das 8h às 12h30, o Seminário de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, no auditório da PUC Minas, em Betim. O evento é direcionado para estudantes de nível superior da PUC Minas, da Faculdade Pitágoras Betim, demais instituições de ensino superior da cidade e interessados na área. O objetivo é disseminar e divulgar as ações desenvolvidas pela   incubadora, resultado de parceria entre a Prefeitura de Betim, PUC Minas em Betim, Faculdade Pitágoras Betim, Petrobras, Sebrae, Cetec, Fundep e Aciabe.
Um dos casos de sucesso da Itebe, que será apresentado no seminário é a E-mile, que começou como incubadora na área de reciclagem de eletroeletrônicos e hoje está consolidada como a primeira empresa do setor em Minas Gerais. Instalada em Betim há um ano, a E-mile é especializada em coleta e destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos. Apurei que a E-mile faz coletas em domicílios e nas empresas. Vamos divulgar o serviço desta empresa que é de utilidade pública fundamental para a preservação do meio ambiente. O telefone é o (31) 3044-5280. Site: http://www.emile.net.br/

Salão do Encontro é premiado pela FNLIJ


Alunos da pré-escola durante o projeto Leitura nas Mangueiras do Salão do Encontro. Crédito: Flávia Freitas

O projeto Leitura nas Mangueiras do Salão do Encontro foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e em reconhecimento as ações de incentivo à leitura, a instituição foi contemplada com acervos de livros selecionados pela FNLIJ. “O acervo vai ampliar nosso projeto de contação de histórias e proporcionar aos alunos ter acesso as novas obras literárias e autores”, destacou a funcionária da Biblioteca do Salão do Encontro, Ângela Gumieri. O projeto Leitura nas Mangueiras é realizado com as crianças da pré-escola do Salão do Encontro. As professoras e bibliotecárias contam histórias para os alunos sob as frondosas mangueiras da instituição, o objetivo é de incentivar à leitura e o contato com a natureza.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Usuários do Cerest visitam o Inhotim

Crédito: Janice Drumond

“Vou guardar esta experiência por toda a minha vida. Irei lembrar para sempre este momento na minha memória. Durante o passeio esqueci das dores na coluna”, este foi o sentimento do usuário do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), José Jerônimo, ao visitar pela primeira vez o museu de arte contemporânea Inhotim.  O ajudante de distribuição é um dos sete usuários do grupo de dores crônicas causadas pelas atividades ocupacionais que são atendidos pelo Cerest e participaram na última quarta-feira, 17, do passeio cultural no Inhotim. O objetivo da ação foi promover à saúde e bem-estar por meio da interação com a arte e a natureza.

Na chegada ao museu, os usuários iniciaram o alongamento com a equipe de profissionais da saúde do Cerest. A atividade ao ar livre foi realizada próxima à obra Magic Square de Hélio Oiticica. Em seguida, o grupo percorreu as áreas do jardim botânico até chegar a Galeria Cildo Meireles para ver a obra “Desvio para o vermelho”. “Tenho hérnia de disco e em nenhum momento pensei no meu problema na coluna enquanto estive aqui. É tudo lindo, maravilhoso. Estava na expectativa de conhecer a sala vermelha. Quero voltar outras vezes”, disse admirada a agente de serviços gerais, Leis de Oliveira.        

Por último, conheceram a Galeria Praça, onde tiveram contato com a obra de Janet Cordiff, que traduzida significa “Quarenta partes de um moteto”, uma composição polifônica medieval de Thomas Tallis. A lesão no pé não foi empecilho para que o usuário Antônio da Silva fizesse o percurso. Com a máquina fotográfica na mão ele registrava cada detalhe. “Quero fotografar tudo, este lugar é maravilhoso. A natureza aqui é belíssima. Esqueci da dor no meu pé”, descreveu. 

O passeio ao Inhotim faz parte do encerramento das atividades do Grupo de Gerenciamento da Dor Crônica e Qualidade de Vida. Após detectar em relatos que a maioria dos trabalhadores pertencentes a este grupo não usufruía de momentos de lazer e cultura por causa do excesso das atividades laborais, a equipe de profissionais do Cerest criou há oito meses o projeto de visitas. “O ritmo de trabalho intenso destes trabalhadores provocou o adoecimento. Percebemos que a falta dos momentos de distração e relaxamento agravam ainda mais o quadro clínico. Por isto, a proposta desta ação é aliar tratamento e bem-estar, possibilitando que a arte contribua com a saúde do trabalhador”, explicou a terapeuta ocupacional do Cerest, Jovana Diniz.    



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

2ª etapa da campanha contra a paralisia infantil


Campanha Ministério da Saúde

Pais e responsáveis devem levar as crianças para receber as doses de reforço da vacina contra a paralisia infantil. No sábado, 13, dia do lançamento nacional da campanha que tem como meta vacinar mais de 14 milhões de crianças em todo o país, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim estarão abertas das 8h às 17h.   Serão vacinadas as   crianças menores de cinco anos. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil terá duração de 15 dias. Após o sábado, a vacina será disponibilizada em dias úteis nos horários de funcionamento das UBS. É importante levar o cartão de vacina da criança.