sexta-feira, 24 de julho de 2015

Jornalista leva revista em quadrinhos da Quinta do Bem para Feira de Santana (BA)

Crédito foto: Elvis de Paula



A jornalista mineira, Flávia Freitas, idealizadora da Quinta do Bem, campanha que teve origem em 2011, em Minas Gerais, e incentiva a doação de medula óssea, desembarca na próxima quinta-feira (30/7), em Feira de Santana, para divulgar em terras baianas, a revistinha em quadrinhos que conta a história da campanha. O evento, com palestra, entrega gratuita de exemplares da revistinha e noite de autógrafos, será às 18h30, no auditório do Únic Hotel (rua Brg. Eduardo Gomes, 11, bairro Capuchinhos). Entrada franca. O evento é organizado pela campanha Quinta do Bem (Minas Gerais) e a campanha Vem Conosco (Feira de Santana), ambas mobilizadoras para incentivar a doação de medula óssea; e conta com o apoio das empresas Azul Linhas Aéreas, Alcance Comunicação Direta, Únic Hotel, Salão de Beleza Mulher e Bella e Brasil Treina.
Em quatro páginas, a revistinha escrita pela jornalista Flávia Freitas é a primeira publicação de Minas Gerais que transforma a história real de luta contra a leucemia em quadrinhos, narrando os casos familiares da autora, que perdeu o irmão Anderson e a prima Ana Paula por causa da doença.
O formato lúdico e didático busca divulgar a importância da doação de medula óssea, gesto solidário que pode salvar a vida de quem precisa do transplante. A iniciativa pretende também sensibilizar e informar as crianças e os jovens sobre o cadastro de doadores feitos nos hemocentros, contribuindo para que o público infantojuvenil seja multiplicador da campanha. O roteiro escrito pela jornalista teve a revisão da pedagoga Gisele Gomes Olavo. As ilustrações originais da revistinha foram criadas em aquarela pelo artista plástico Renato César Oliveira e a diagramação elaborada pela publicitária Vanessa Avelar. 
Os primeiros exemplares para o lançamento, realizado em maio deste ano, foram impressos com recursos próprios da escritora e entregues gratuitamente para as crianças da Casa Acolhia Padre Eustáquio (Cape), em Belo Horizonte. O projeto da jornalista está aberto a parcerias para impressão de mais exemplares, com a finalidade de serem doados para bibliotecas, escolas, instituições de tratamento contra o câncer e outras. Por meio das parcerias, a revistinha chega ao Estado da Bahia, na cidade de Feira de Santana.


A história da Quinta do Bem
Em 1999, Flávia Freitas, jornalista de Belo Horizonte (MG), perdeu o irmão Anderson por causa da leucemia. Em 2012, a prima dela Ana Paula, após muita luta com a leucemia, também faleceu. Durante o tratamento da Ana Paula houve a necessidade de encontrar um doador compatível fora da família, pois nenhum parente era compatível com ela. Para mobilizar e incentivar a doação de medula óssea, Flávia Freitas criou em 2011 a campanha Quinta do Bem, a ideia é mulheres usando lenço na cabeça, homens fita vermelha no braço nas quintas-feiras. Para divulgar a ação as pessoas postam as fotos de apoio nas redes sociais e podem enviar também para a página da jornalista no facebook Comunique Bem (atualmente a página tem mais de 4.000 seguidores). As atrizes Drica Moraes, Cristina Oliveira e a bailarina do Domingão do Faustão, Camila Lobo, são apoiadoras da Quinta do Bem.
A campanha tem o incentivo de familiares, amigos, conhecidos e simpatizantes na internet, fortalecendo a Quinta do Bem. A campanha é também uma forma de homenagear a memória do Anderson, da Ana Paula e de todos que partiram por causa da leucemia.
A Quinta do Bem extrapolou as redes sociais e já realizou duas campanhas físicas em Betim (cidade onde moram os familiares da jornalista) em parceria com a Hemominas. Em 2011, foram cadastradas 400 pessoas e em 2013 cadastradas mais 150. Familiares e amigos participam da campanha de forma voluntária. Por causa da Quinta do Bem, em 2014, Flávia Freitas foi finalista do prêmio Bom Exemplo da Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Fiemg e jornal O Tempo. No mesmo ano, foi condecorada pelo Estado de Minas Gerais com a medalha mérito da saúde como cidadã voluntária parceira do SUS e madrinha do Outubro Rosa de MG.
Flávia Freitas é cadastrada como doadora de medula óssea desde 2004. O cadastro é feito nos hemocentros de todo o país. O gesto de solidariedade salva vidas. A corrente do bem é contagiante.

A história da Vem Conosco
A campanha Vem Conosco foi criada em junho de 2015 por familiares  e amigos de Érico Viana Neto, morador de Feira de Santana que faleceu em novembro 2014.

Tem como principal lema a solidariedade  através do incentivo a doação de medula óssea, sangue, plaquetas e fios de cabelo para confecção de perucas destinadas as pessoas que perderam o cabelo para a quimioterapia. 

A campanha também conta  com arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, cobertores  e brinquedos em bom estado de conservação para serem doados Associação de Apoio a Pessoa com Câncer e Protetora de animais.

 Fundamentada nas aspirações de Érico “... Não podia ser mero espectador de uma realidade tão injusta...”, incentiva despertar a cidadania, o respeito pela vida e fortalecer as questões relativas aos animais abandonados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário